sábado, 30 de agosto de 2008

VALORES HUMANOS

VALORES HUMANOS


Luiz Alvarenga Torres



O mercado nos diz que quem possuir a decantada empregabilidade, está com grandes chances de se manter na ativa. Jornais, revistas e livros indicam o novo perfil do profissional do futuro. Os profissionais do assunto relatam sempre os fatores-chave de sucesso empresarial para quem quiser.



Tudo muito bom, coerente e preciso. Mas quem se lembra que antes do profissional, vem o homem? Alguém se recorda que valores humanos são mais poderosos e valiosos que indicadores de um melhor desempenho?



É muito bom dominar dois idiomas e dominar a tecnologia. Mas isso dá mais condição ao ser humano do que ética, honestidade e outros valores semelhantes? Dá mais qualidade de vida e integridade?



Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.



A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade.



Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo à cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.



Entendo que os principais sejam : honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.



Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas, passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira equilibradas e integradas sem atropelo.



Pense um pouco nisso, quando falar de empregabilidade, antes de sair correndo atrás de idiomas, tecnologia ou outras formas de preparo profissional. Pense em você inteiro e holístico, pense como amigo, como mentor e como cidadão. A responsabilidade de lembrar de você, é somente sua, de ninguém mais.



“ O maior crescimento é o processo de dar à luz a si mesmo”.

Tel : (013) 237-3445 exito@iron.com.br
http://www.guiarh.com.br/z67.htm
Postado por Waldir Miranda (30/08/08)

4 comentários:

Satisfação com o trabalho disse...

O profissional de hoje esta cada vez mais preocupado em conhecimento e tecnologia que acaba deixando de lado valores éticos e humanos que deveriam seguir com ele em toda sua vida profissional,tornando seu relacionamento no trabalho muito mais saudável e transparente rumo ao sucesso de sua carreira.
Filippe Ricardo Veras

HEBER disse...

Valores são tudo aquilo que acreditamos ser corretos para as nossas vidas, de acordo com a convicção de cada um. Daí a importância de nossos pais, professeores, etc; pois é deles que nos espelhamos durante a nossa infância.Os valores influenciam totalmente a nossa vida profissional.

comportamento organizacional disse...

As pessoas não nascem com valores estabelecidos, elas são influenciadas pelo ambiente que vive ( família, amigos e educadores) durante o decorrer do tempo. Esses valores seguem por toda vida, influenciando nossas atitudes e nossos comportamentos, seja na vida pessoal, quanto na profissional.
Micheline Santos

WALDIR MIRANDA disse...

Muito interessante perceber que muitas vezes na busca de qualidades profissionais as organizações esquecem que os valores individuais são a base necessária. Pois alguns como ética, honestidade, respeito próprio, ambição, ... são valores relevantes para várias funções. E valores são convicções básicas a respeito de vários assuntos ou situações que o individuo sobre os quais ele detém opniões ou julgamentos.