domingo, 21 de setembro de 2008

Organizações como um Sistema Aberto (ENTROPIA E NEGENTROPIA OU ENTROPIA NEGATIVA)

As Organizações como um Sistema Aberto: Um Enfoque na Gestão da Qualidade as organizações são sistemas abertos que influenciam e sofrem influências de agentes externos. Bertalanffy (1969) diz que os sistemas abertos não sobrevivem sem trocas de energia com seu ambiente. Segundo Katz e Kahn (1977), para tentar se opor ao processo entrópico, em que todas as formas organizadas tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, no fim, à morte, sistemas devem adquirir entropia negativa ou negentropia. O sistema aberto (organizações), por importar mais energia do ambiente do que necessita, pode, por meio desse mecanismo, adquirir entropia negativa. Dessa forma, seja para sinalização de uma boa imagem corporativa ao mercado ou pela própria sobrevivência, as organizações precisam expandir seu pensamento estratégico.Nesse contexto, as empresas buscam adotar novas práticas gerenciais, como as certificações de qualidade. A interação entre as dimensões estruturais e humanas das organizações e a influência das forças ambientais externas, faz com que a organização seja um sistema composto de subunidades ou subsistemas que interagem continuamente e que dependem mutuamente uns dos outros (BOWDITCH; BUONO, 1997).
Assim, o estudo apenas das variáveis internas não proporciona uma compreensão mais ampla da estrutura e comportamento organizacionais, surgindo a necessidade de entender as variáveis externas e as relações entre os agentes envolvidos. Trecho de "Um Estudo Sobre a Influência da Certificação Segundo as Normas ISO 9000 noDesempenho Econômico-Financeiro das Empresas Brasileiras" - AUTORES: NADIR SALVADOR(Universidade Federal do Espírito Santo nadir.s@uol.com.br) ANTONIO PAULA NASCIMENTO(Universidade Federal do Espirito Santo apnasci@terra.com.br) JUSELLI DE CASTRO NAZARÉ(Faculdade São Geraldo juselli@ig.com.br) RICARDO DAHER OLIVEIRA(Fundação Inst. Capixaba de Pesq. em Cont., Economia e Finanças ricardo.daher@hotmail.com
)

2 comentários:

WALDIR MIRANDA disse...

Visualizar as organizações como entidades que "nascem, crescem, vivem e que a tendência natural após decorrido algum tempo, seria a morte". E o mais interessante, é observar que um bom administrador com uma boa visão de mercado pode prolongar a vida da organização e até evitar que sua empresa entre nesse caminho mantendo-a sempre numa fase crescimento. Através de ações que podem adaptar melhor suas empresas ao violento mercado competitivo que presenciamos nos dias atuais assimilando e praticando assim uma Entropia Negativa ou Negentropia .

Michael Allan disse...

A análise ambiental interna e externa viabiliza-se através da visão estratégica da empresa. No ambiente interno serão avaliados fatores relacionados a produção dentro da empresa. Tal análise permite observar os pontos fortes e fracos que é de grande serventia para o planejamento estratégico da instituição. Deverão ser analisados os índices dos diversos setores, podendo distinguir quais estão em ascensão e quais precisam de ajustes.
Na análise do ambiente externo, serão levados em conta dois fatores:
- Micro ambiente: Compete a área de interação com seus clientes. Visa à empresa fornecer o que a população que o rodeia mais necessita.
Ex.: Em locais frios, fabricam-se muitos casacos. É a necessidade da população devido ao clima. A empresa que tentar vender roupas do 'verão' não apresenta um planejamento adequado àquele ambiente.
- Macro ambiente: Compete à área ligada à política e economia do estado/país de atuação. São fatores que a insituição não pode interferir.
Ex.: Quando a economia de um país encontra-se em declive, pequenas empresas provavelmente irão falir. São situações que necessitam-se de um bom plano estratégico.

A importância dessas análises, efetuadas pelos gestores, são de suma importância para empresas que desejam continuar competitivo no mercado. Um bom planejamento envolve a elaboração de um projeto intenso de correções internar e sensibilização dos gestores e administradores.

Michael Allan.